luzidio - traducción al ruso
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

luzidio - traducción al ruso

Tubarão-luzidio; Tubarão-seda

luzidio adj      
блестящий, сверкающий
A porta da administração do cemitério estava o seu informador, era manifesto, pelo luzidio dos beiços, que acabara de almoçar, onde, aqui mesmo, estendido um guardanapo sobre a secretária, a comida que trouxera de casa, ainda morna de vir embrulhada em jornais, acaso aquecida num bico de gás, lá nos fundos do arquivo, por três vezes interrompendo a mastigação para registar entradas, afinal devo ter-me demorado mais tempo do que julgava, Então achou o jazigo que queria, oi Achei, respondeu Ricardo Reis, e saindo o portão repetiu, Achei, estava lá.      
У ворот кладбищенской конторы стоял тот самый служащий, который объяснял ему, как найти могилу, и по лоснящимся губам его можно было заключить, что он только что пообедал, а где? да прямо здесь же, расстелил салфетку на столе, поставил принесенную из дому еду, завернутую в газеты, чтобы не остыла, или подогрел кастрюльку на газовой плитке в дальнем углу архива, и трижды приходилось ему прерывать свое жевание, чтобы зарегистрировать покойников, вероятно все же, я пробыл у могилы дольше, чем мне кажется. Ну, что же, нашли? Нашел, ответил Рикардо Рейс и, выходя за ворота, повторил: нашел, он там.
Caiu uma bátega rápida, abriram-se guarda-chuvas, carapaças luzidias de insectos, ou como se a multidão fosse um exército avançando sob a protecção dos escudos, postos sobre as cabeças, ao assalto duma fortaleza indiferente.      
Когда пролетает быстрый дождь, раскрываются зонты, и толпа превращается в поблескивающее хитиновыми панцирями скопище исполинских жуков или в войско, которое с воздетыми щитами идет на приступ какой-то равнодушной твердыни.

Definición

Luzidio
adj.
Que luz muito.
Nítido; brilhante.
(Do rad. de luzido)

Wikipedia

Carcharhinus falciformis

O tubarão-seda (Carcharhinus falciformis), também conhecido por inúmeros nomes como tubarão-lombo-preto, tubarão-baleia-cinza, tubarão-oliva, tubarão-falciforme, e tubarão-foice, é uma espécie de tubarão requiem da família Carcharhinidae, nomeado pela textura suave de sua pele. É um dos tubarões mais abundantes na zona pelágica e pode ser encontrado em todo o mundo em águas tropicais. Altamente móvel e migratório, esse tubarão é encontrado com mais freqüência na borda da plataforma continental até 50 m (164 pés). O tubarão-seda tem um corpo esbelto e aerodinâmico e normalmente cresce até um comprimento de 2,5 m (8 pés 2 pol). Ele pode ser diferenciado de outros grandes tubarões requiem por sua primeira barbatana dorsal relativamente pequena com uma margem traseira curvada, sua minúscula segunda barbatana dorsal com uma ponta traseira longa e livre e suas longas barbatanas peitorais em forma de foice. É um profundo, metálico cinza-bronze acima e branco abaixo.

Com presas muitas vezes escassas em seu ambiente oceânico, o tubarão-seda é um caçador rápido, curioso e persistente. Alimenta-se principalmente de peixes ósseos e cefalópodes e é conhecido por levá-los a cardumes compactados antes de lançar ataques de boca aberta e cortante. Esta espécie geralmente arrasta cardumes de atum, uma de suas presas favoritas. Seu senso auditivo é extremamente agudo, permitindo localizar os ruídos de baixa frequência gerados por outros animais alimentadores e, por extensão, fontes de alimento. O tubarão-seda é vivíparo, o que significa que os embriões em desenvolvimento são sustentados por uma conexão placentária com a mãe. Variação geográfica significativa é vista em seus detalhes do ciclo de vida. A reprodução ocorre o ano todo, exceto no Golfo do México, onde segue um ciclo sazonal. As fêmeas dão à luz ninhadas de até 16 filhotes anualmente ou bienalmente. Os tubarões recém-nascidos passam seus primeiros meses em viveiros de recifes relativamente abrigados na plataforma continental externa, crescendo substancialmente antes de se mudarem para o oceano aberto.

O tamanho grande e os dentes cortantes do tubarão-seda o tornam potencialmente perigoso e se comporta agressivamente em relação aos mergulhadores. No entanto, os ataques são raros, pois poucos humanos entram em seu habitat oceânico. Os tubarões-seda são valorizados por suas barbatanas e, em menor grau, por sua carne, pele, óleo de fígado e mandíbulas. Devido à sua abundância, eles formam um componente importante da pesca comercial e artesanal de tubarões em muitos países. Além disso, sua associação com o atum resulta em muitos tubarões sendo capturados como capturas acessórias na pesca de atum. Embora com reprodução lenta, como a maioria dos outros tubarões, se pensava que a ampla distribuição e o grande tamanho populacional do tubarão lombo-preto protegiam as espécies contra essas pressões de pesca. No entanto, os dados agora sugerem que o número de tubarões-seda está diminuindo em todo o mundo, o que levou a IUCN a reavaliar seu status de conservação para Vulnerável em 2017.